quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Alguns equívocos

Casas "germinadas"
Quem é que nunca ouviu isso? As casas são "geminadas", e não "germinadas". "Germinar " é o que fazem as sementes, quando começam a desenvolver-se. Casas, infelizmente, não brotam. Seria uma ótima solução para o problema habitacional do país. Casas duplicadas, feitas aos pares, são geminadas, sem "r".

"Discrição" ou "discreção"
Existem pessoas discretas, como também existem as indiscretas - chatíssimas. E as pessoas discretas possuem uma qualidade. Como se chama essa qualidade? "Discreção"? Não. Pessoas discretas com "e", agem com discrição, com "i". Isso vale também para indiscreto com "e", da qual se faz "indiscrição"com "i": "Não seja indiscreto. Matenha a discrição." E nada de confundir isso com "descrição", que é o ato de descrever.

O parto é "cesáreo" ou "cesário"?
O parto é "cesáreo", mas a operação é "cesariana". É claro que o feminino de "cesáreo" é "cesárea": "Aquele médico faz uma cesárea por dia". E é claro que o masculino de "cesariana" é "cesariano": "Não se aconselha o parto cesariano desnecessário." Então, o parto é cesáreo ou cesariano, tanto faz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Páginas