quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Afinal, vida cristã é caminho estreito ou caminho largo?


O que é um caminho largo e um caminho estreito para você? Talvez você tenha em mente algo sobre o assunto, mas vamos verificar o que Jesus disse a respeito, já que foi Ele quem “cunhou” esse conceito.

Caminho estreito: é o caminho da vida eterna. Apesar de ser o que todos almejam, poucos conseguem andar nele, pois é apertado tanto em sua entrada (porta) quanto em seu trajeto (caminho). Por ser apertado costuma tirar o “conforto” de quem está andando por ele. (Mt 7. 13-14)

Caminho largo: é o caminho que leva à perdição, ou seja, para longe de Deus. Poucos o almejam, mas a maioria anda nele, pois se trata de um caminho largo em sua entrada (porta) e também em seu trajeto (caminho). É o mais “confortável” dos dois caminhos. (Mt 7. 13-14)

A ordem de Jesus é clara aos seus discípulos: eles devem entrar e andar no caminho estreito. O caminho estreito é o caminho que o cristão deve percorrer. “Entrai pela porta estreita...” (Mt 7. 13)

O que é interessante em nosso tempo é que uma parte considerável dos pregadores apresenta como sendo o caminho estreito [pregado por Jesus] o caminho da riqueza financeira, o caminho da prosperidade, o caminhos do conforto, o caminho do entretenimento dentro da igreja, o caminho da tranquilidade de vida, o caminho da reivindicação de bênçãos de Deus, o caminho de determinar a Deus algo que se quer, o caminho das simpatias com água ungida, óleo ungido, rosa ungida, lâmpada ungida; o caminho dos símbolos do Antigo Testamento; o caminho do pensamento positivo, da não aceitação de nada que tire o conforto...

Afinal, será que esse é o caminho estreito que Jesus nos mandou percorrer?

A fim de responder a essa questão, apresentarei apenas um texto. Mas antes, gostaria que você respondesse a apenas uma pergunta: o apóstolo Paulo andou pelo caminho estreito ou pelo caminho largo? Baseado em sua resposta, leia esse texto:

“...em trabalhos, muito mais; muito mais em prisões; em açoites, sem medida; em perigos de morte, muitas vezes. Cinco vezes recebi dos judeus uma quarentena de açoites menos um; fui três vezes fustigado com varas; uma vez, apedrejado; em naufrágio, três vezes; uma noite e um dia passei na voragem do mar; em jornadas, muitas vezes; em perigos de rios, em perigos de salteadores, em perigos entre patrícios, em perigos entre gentios, em perigos na cidade, em perigos no deserto, em perigos no mar, em perigos entre falsos irmãos; em trabalhos e fadigas, em vigílias, muitas vezes; em fome e sede, em jejuns, muitas vezes; em frio e nudez. Além das coisas exteriores, há o que pesa sobre mim diariamente, a preocupação com todas as igrejas... (2Co 11. 23-28).

Não quero aqui afirmar que o caminho estreito é um caminho que apenas nos reserva dores. O caminho estreito é o melhor caminho, é o caminho de Deus, porém, é o caminho que reserva-nos os maiores desafios.

Não é um caminho confortável, por isso só andam por ele aqueles que amam a Deus de verdade; aqueles que estão dispostos a abrir mão de tudo por Jesus, como fizeram o apóstolo Paulo e outros. Foi por isso que Jesus disse: “porque estreita é a porta, e apertado, o caminho que conduz para a vida, e são poucos os que acertam com ela.” (Mt 7. 14)

Cuidado, talvez você esteja andando no caminho largo pensando que é o estreito! Só a palavra de Deus pode te esclarecer sobre isso; reflita!

Por: André Sanchez

Corações Congelados Diante da Palavra de Deus


Por: André Sanchez

“E disseram um ao outro: Porventura, não nos ardia o coração, quando ele, pelo caminho, nos falava, quando nos expunha as Escrituras?” (Lc 24. 32)

O versículo acima nos fala sobre o encontro de dois dos discípulos [ainda um pouco incrédulos] com Jesus. Isso aconteceu no caminho da aldeia de Emaús. Jesus já havia morrido e ressuscitado, mas poucos acreditavam nisso. Jesus aparece a eles e vai caminhando com eles, sem, no entanto, que eles saibam Sua identidade. Jesus os questiona sobre a ansiedade que demonstravam e começa a expor vários trechos [de cor] das Escrituras Sagradas.

O que me chama atenção é que mais tarde, quando esses discípulos ficaram sabendo que aquele homem que conversava com eles era Jesus, eles revelaram o que ocorrera dentro deles enquanto conversavam no caminho até a aldeia: “E disseram um ao outro: Porventura, não nos ardia o coração, quando ele, pelo caminho, nos falava, quando nos expunha as Escrituras?” (Lc 24. 32)

Como temos necessitado ter um coração que arde, que queima, que palpita velozmente quando a Bíblia Sagrada é exposta. O nosso coração tem ardido por muitas coisas nesse mundo e até na igreja, mas ardido pouco pela exposição, pelo estudo, pela meditação da palavra de Deus. O pouco valor que damos a Bíblia gera corações congelados. E é essa falta de um amor vibrante pela palavra de Deus, que é capaz de "queimar" o nosso peito, que tem produzido crentes fracos, levados por qualquer modismo, por qualquer homem que tenha lábia. Estes estão com o peito congelado quando o assunto é Bíblia.

Verifiquemos nosso tempo pessoal de estudo da Bíblia. Estudamos a Bíblia todos os dias? Ficamos em nosso dia meditando nela como orienta o salmista no Salmo 1? Temos versículos decorados em nossa mente? Ela é a nossa regra de vida e prática? Você ama a Bíblia e toda a sua mensagem apaixonadamente? Se respondermos não a estas perguntas certamente o nosso coração não arde pela palavra de Deus, está congelado!

Verifiquemos as nossas igrejas. O tempo [no culto] para a exposição da Bíblia é o mais valorizado? O culto é centrado em todos os seus momentos no que diz a Bíblia ou no que diz o pastor? Há incentivo [e cobrança] dos líderes para que todos avancem no entendimento da Bíblia? Há espaço para debater as questões importantes da Bíblia? Ou o culto é centrado no louvor, no entretenimento, em brincadeiras, em programações, avisos, vendas, etc?

Um culto não centrado na palavra de Deus não provocará corações que ardem por ela. Veja que no versículo que citamos acima diz: “Porventura, não nos ardia o coração, quando ele, pelo caminho, nos falava, quando nos expunha as Escrituras?” (Lc 24. 32)

Jesus apenas expunha-lhes as escrituras! Uma grande lição a seguirmos em nossa vida pessoal e também em nossas comunidades! A Palavra de Deus é o que precisamos! A Palavra de Deus é o principal, é o recheio, é o oxigênio em nossa vida pessoal e na igreja.

Que o nosso coração arda muito! Mas para isso, precisamos dar o devido valor a Bíblia.

Graça e paz!

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

CABELOS: MITO OU VERDADE?


1. Lavar os cabelos todo dia apodrece a raiz? Aumenta a queda?
MITO. A necessidade de lavar os cabelos varia de pessoa para pessoa. O que pode prejudicar os cabelos durante a lavagem é a temperatura da água, quando muito quente.

2. Fazer escova estraga os cabelos?
MITO. O uso do secador é sim um processo agressivo, mas que pode ser contornado. Os cabelos são submetidos a uma alta temperatura, além de sofrerem ação mecânica, como tração e rotação. A hidratação semanal, por exemplo, é uma ótima aliada para quem não vive sem um cabelo escovado: ela ajuda na reposição de água, óleo e demais substâncias necessárias à saúde do fio, que se perdem durante a escovação.

3. O uso frequente de tintura estraga o cabelo?
VERDADE. O uso contínuo de produtos químicos pode afetar a haste do fio, causando perda de brilho e resistência.

4. A caspa favorece a queda de cabelo?
MITO. Ela até pode ser coadjuvante, mas não a desencadeadora. A confusão se dá porque cerca de 70% dos calvos tem a dermatite seborréica (oleosidade e descamação do couro cabeludo).

5. O cabelo cresce mais no verão?
VERDADE. O sol estimula a atividade de alguns hormônios, como a prolactina e a melatonina, que induzem a atividade do bulbo capilar, acelerando o crescimento dos fios.

6. Lavar os cabelos menstruada faz mal à saúde?
MITO. Não há problema algum em lavar os cabelos estando menstruada.

7. É normal a queda mais acelerada de cabelo durante a amamentação?
VERDADE. Por toda a mudança no organismo feminino, este fenômeno, ao qual chamamos de eflúvio telógeno, é normal; ou seja, muitos fios entram prematuramente na fase de queda. Mas não se preocupe: seu cabelo voltará a crescer normalmente depois de algum tempo.

8. Cortar os cabelos acelera o crescimento?
MITO. Tanto a produção quanto o crescimento do fio se dá dentro da pele, no couro cabeludo. O fio cresce sempre, independente de corte. Este apenas visa retirar as partes danificadas, como pontas duplas, por exemplo, deixando o conjunto mais saudável e harmonioso.

9. Arrancar um fio branco faz nascer dois no mesmo lugar?
MITO. Assim como qualquer outro fio arrancado, os brancos não se multipicam.

10. Produtos deixam de funcionar com o uso contínuo?
MITO. Muitas pessoas acham que os cabelos "se acostumam" com o xampu e o condicionador, e que assim não surtem o mesmo efeito de quando começaram a ser usados. O que ocorre é o acúmulo de resíduos, impedindo a penetração do produto. Um xampu anti-resíduos é uma boa pedida para a limpeza profunda dos fios.

11. Pintar os cabelos desde cedo favorece o surgimento de cabelos brancos?
MITO. Nada que se faça com a haste do fio modificará a sua formação pela raiz.

12. Calvície tem tratamento?
VERDADE. E quanto mais cedo o tratamento começar, melhor. Procure um dermatologista.

Segurança Patrimonial para Bens Espirituais


Na atual sociedade em que vivemos, protegermos nossos bens materiais daqueles que podem roubá-los ou danificá-los é algo comum. Dispomos de meios, tais como: alarmes, câmeras, seguranças, seguros patrimoniais, cercas, cachorros, arame farpado etc., com o objetivo de preservar aquilo que é valioso para nós.
Mas será que os bens materiais são os nossos únicos bens valiosos que necessitam de proteção? É certo que não!
Outros bens [valiosos] também necessitam de nosso empenho para que se preservem intactos: Nossa fé, nossa moral, nossos valores, nossa santidade, nossa vida espiritual, nosso amor...
Todos estes bens precisam de proteção pesada, para que os preservemos e eles não sejam saqueados ou danificados pelo ladrão, o diabo.
Infelizmente, muitas pessoas tem sido saqueadas e não tem apresentado reação alguma. Não se preveniram, não se protegeram. Deixaram seus bens dando sopa e os estão perdendo.
Pessoas enfraquecidas na fé, com pecados enraizados e frequentes, com valores corrompidos, com a moral manchada pela maldade, com uma vida espiritual fraca ou manchada pela hipocrisia,...certamente foram saqueadas pelo ladrão e permitiram que ele fizesse o que queria, devido a falta de investimento em segurança.
Efésios 6. 11-18, nos ensina a sermos mais cuidadosos com os assaltantes dos bens espirituais. Nos ensina a nos cercar de armas e instrumentos que nos trarão segurança. Vejamos:
Item de segurança 1 - "Sede fortalecidos no Senhor e na força do seu poder."
Item de segurança 2 - "Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes ficar firmes contra as ciladas do diabo;"
Item de segurança 3 - "Tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, depois de terdes vencido tudo, permanecer inabaláveis."
Item de segurança 4 - "Estai, pois, firmes, cingindo-vos com a verdade e vestindo-vos da couraça da justiça."
Item de segurança 5 - "Calçai os pés com a preparação do evangelho da paz;"
Item de segurança 6 - "Embraçando sempre o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do Maligno."
Item de segurança 7 - "Tomai também o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus;"
Item de segurança 8 - "com toda oração e súplica, orando em todo tempo no Espírito e para isto vigiando com toda perseverança..."
Seja sincero: Você tem usado todos os meios disponíveis para manter seu patrimônio espiritual a salvo dos ladrões?

Por: André Sanchez

Páginas