terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Os super-poderosos homens de Deus existem?


Por André Sanchez


Fico bastante desconfiado quando alguém se coloca perante as pessoas como sendo alguém muito forte ou poderoso. Comportamento que se vê em muitas pessoas no meio religioso, principalmente naqueles que gostam de ostentar milagres, ministérios, títulos. A ostentação do poder que dizem que possuem é tão grande que as pessoas acabam vendo-os como sendo uma espécie de super heróis, de deuses, de padrão de poder e invencibilidade. E o mais incrível é que eles também se enxergam assim, pois é a imagem que insistem em mostrar.

Mas não é o tipo de comportamento que vejo na vida daqueles que foram realmente grandes espiritualmente. Falo daqueles homens que são inspiração para nós e que são citados na Bíblia como modelos de vida. Homens que eram cheios da unção de Deus, mas sabiam quem eram, e que o poder, e a honra, e a glória eram de Deus e não deles.

O apóstolo Paulo foi o maior evangelista de todos os tempos, homem ungido, cheio do Espírito Santo, mas não “subiu no tijolinho”, achando-se um super herói, um super-poderoso, um deus. Declarou com humildade “Aquele, pois, que pensa estar em pé veja que não caia” (1Co 10. 12). Paulo sabia que a sua força vinha de Deus e não se mostrava como sendo o maioral, aquele que não cairia nunca. Ele mesmo disse na carta aos coríntios como lutava com afinco contra as suas fraquezas:

“Mas esmurro o meu corpo e o reduzo à escravidão, para que, tendo pregado a outros, não venha eu mesmo a ser desqualificado.” (1Co 9. 27). Em outro momento ele declarou: “Pois sou o menor dos apóstolos e nem sequer mereço ser chamado apóstolo, porque persegui a igreja de Deus. Mas, pela graça de Deus, sou o que sou, e sua graça para comigo não foi em vão; antes, trabalhei mais do que todos eles; contudo, não eu, mas a graça de Deus comigo.” (1Co 15. 9-10 - NVI)

Outro exemplo bastante marcante foram as palavras de Jesus a Pedro no Jardim do Getsêmani, instantes antes de ser capturado para ser julgado: “Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca.” (Mt 26. 41). Jesus já havia avisado aos discípulos várias vezes o que iria acontecer com Ele, no entanto, os discípulos pareciam repousar sobre um poder para enfrentar as coisas que eles não tinham. Enquanto os discípulos dormiam, Jesus se derramava em oração e dependência de Deus. Que exemplo!

Portanto, todos nós devemos acordar, inclusive os “quase infalíveis homens todo-poderosos”, e olharmos para o espelho e vermos o quanto necessitamos da misericórdia de Deus no dia que está à frente. Vestir uma roupa de super-homem está fora de cogitação, pois no logotipo que vai no peitoral está escrito: mentiroso! É melhor vestirmos a roupa da dependência de Deus e humildemente nos colocarmos a andar nos caminhos que Ele preparou para nós, assim como fizeram Paulo e os outros servos verdadeiros de Deus. Super-poderosos homens de Deus não existem, o que existem são homens humildes guiados pelo Todo-Poderoso Deus.

“O orgulho vem antes da destruição; o espírito altivo, antes da queda.” (Pv 16. 18 - NVI)


Leia mais: http://www.esbocandoideias.com/2011/02/os-super-poderosos-homens-de-deus.html#ixzz1DQj3G8ff

CHORE DA MANEIRA CERTA


“Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados.” (Mt 5. 4)


Existem motivos em sua vida que te levam a derramar lágrimas? Creio que todos nós temos agora ou já tivemos motivos para chorar. O ensino do Mestre Jesus aos seus discípulos nesse versículo é muito precioso e consolador. Existem duas formas de derramarmos lágrimas em nossa vida:


A primeira é quando choramos na presença de Jesus. A segunda é quando choramos longe da presença de Jesus. Muitas pessoas tem chorado pelo mundo afora, sofrido, mas de tão longe da presença de Jesus que estão, acabam se acabando em seu choro; seu choro acaba por acabar com elas, pois o vazio de seus corações não consegue ser preenchido e o conforto que encontram no mundo não se encaixa no vazio que tem dentro de si. Um choro verdadeiramente triste!

Jesus ensina aos seus discípulos que eles irão chorar. Eles não serão isentados dos momentos de luta e dor. No entanto, Jesus desafia-os a serem bem-aventurados (felizes, abençoados) em meio ao choro. Seria crueldade dizer a quem quer que seja que fique feliz nos momentos de choro. No entanto, Jesus chama a responsabilidade para si e promete o consolo: “Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados.” (Mt 5. 4). Assim, com a ação de Jesus, até os momentos de choro serão momentos preciosos na vida do discípulo de Cristo. A alegria se fará presente através do consolo de Jesus.

Aqueles que choram na presença de Jesus serão consolados por Ele. Isso porque Jesus tem a solução exata para o tamanho do vazio que se encontra dentro de nós nos momentos de choro. Aqueles que choram longe da presença de Jesus, terão um choro triste e não conseguirão encontrar consolo que lhes dê alegria.

Se precisar chorar, chore na presença de Jesus, seja consolado por Ele. Essa é a maneira certa de chorar!


Leia mais: http://www.esbocandoideias.com/2011/02/chore-da-maneira-certa.html#ixzz1DQbpWWHZ

Quem nunca teve um dia difícil?


Quem nunca teve um dia difícil? Um dia em que as coisas não deram certo. Um dia em que cometeu algum pecado do qual se arrependeu profundamente, mas mesmo assim ficou por um tempo com o coração pesado. Um dia daqueles em que foi ofendido por alguém, ou humilhado no trabalho sem ter culpa de nada. Um dia onde recebeu más e tristes notícias. Um dia onde não dormiu bem à noite e acordou cansado, desanimado. Um dia em que acordou doente, fraco, sem forças para levantar.

Um dia em que se envolveu num acidente. Um dia em que perdeu alguns de seus bens mais preciosos e que lutou tanto para conquistar. Um dia em que descobriu algo triste que iria acontecer. Um dia em que brigou com o melhor amigo, e acabou sendo ofendido e ofendendo. Um dia em que foi traído por quem menos esperava. Um dia onde puxaram o seu tapete. Um dia onde foi magoado e ferido por dentro. Um dia onde as lágrimas desceram pelo rosto, expondo a dor que estava ardendo por dentro. Um dia difícil! Quem nunca teve um dia difícil?

Os dias difíceis existem na vida de todos e todos nós teremos que passar por eles. Não há como se esconder, pois eles virão ao nosso encontro. Mas com certeza existem esperanças e soluções! Deus não nos deixa desamparados nestes dias, antes, nos dá ferramentas para os enfrentarmos frente a frente.

Vista a armadura de Deus e resista ao desejo de desistir, de desanimar, de deprimir-se, de jogar tudo para o alto, de fazer uma loucura. Resista e vença o dia mau! Você pode!

“Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, depois de terdes vencido tudo, permanecer inabaláveis.” (Ef 6. 13)


Leia mais: http://www.esbocandoideias.com/2011/01/quem-nunca-teve-um-dia-dificil.html#ixzz1DQXdrChj

Páginas